Thursday, March 05, 2009

Sacolao


Para quem perdeu a coluna dessa semana.

Faça a diferença - Operação Sacola

Você sabia que no ano de 2007, o Brasil produziu 18 bilhões de sacolas plásticas, e que 80% delas se transformam em sacos de lixo doméstico, indo parar em aterros sanitários onde demoram 500 anos para se decompor? Para minimizar o impacto ambiental, algumas empresas tentam reverter essa situação ecologicamente reprovável e lançam campanhas de conscientização, e incentivam o uso de sacolas de papel e sacolas retornáveis. Tudo com o objetivo de reduzir o consumo das sacolas plásticas.

Mas apesar do quadro assustador, algumas boas práticas já aparecem no front. Quer ver?

No ano passado, na China, uma lei federal proibiu o uso de sacolas plásticas no país. São 1 bilhão de pessoas que tiveram de ir em busca de novas alternativas para transportar suas compras.

Em São Paulo, uma rede atacadista cobra dos clientes R$ 0,12 por cada sacola plastica utilizada, a fim de obrigar seu consumidor a usar sacolas retornáveis. Situação inversa está sendo testada em Salvador (BA) e no Recife (PE), onde uma rede de supermercados concede desconto de R$ 0,03 aos clientes para cada sacola não usada.

Em Guarulhos, na Grande São Paulo, foi sancionada em janeiro, uma lei que obriga os estabelecimentos comerciais do município a utilizar embalagens plásticas biodegradáveis ou sacolas reutilizáveis para acondicionar produtos e mercadorias.

Hoje, mostro exemplos de empresas que já aderiram ou tentam aderir a essa “onda ecológica” e que tem mudado a cara do consumo de uma cidade como São Paulo.

O supermercado Santa Luzia, pioneiro na questão ecológica, sempre ofereceu aos seus clientes sacolas de papel numa época em que o uso de sacolas plásticas nem era questionado.

Outra empresa que tenta minimizar o consumo de sacolas plásticas é a rede de supermercados Pão de Açúcar que deixa ao seu cliente a opção de escolher entre a sacola de papel ou a sacola plástica. Mas, apesar da boa intenção, muitas vezes, o cliente fica na mão quando opta pela sacola de papel, que nem sempre está disponível nas lojas.

A 2001 Vídeo não só aboliu o uso de sacolas plásticas, como também oferece um espaço para que empresas promovam seus produtos na nova sacola de papel. Segundo o diretor de marketing da empresa, F. Botelho, com essa medida deixarão de ser produzidas 170 mil sacolas de plásticos por ano. A empresa vai além. Seus clientes também têm a opção de adquirir, por preço simbólico, uma sacola de tecido para transporte de seus produtos.

Mas são as consumidoras femininas as mais entusiastas dessa nova proposta ecológica. Vejam as fotos da sacola retornável de uma amiga da coluna, que faz suas compras de supermercado sem a utilização de uma sacola plástica sequer.

Diante de uma atitude simples, mas transformadora; o conselho é um só: faça a diferença. Você pode.

No comments: