Posso parecer um ser de outro planeta, mas descubro (felizmente) que não sou afeto a inveja, esse pecado capital que aflige tantas pessoas. Nunca quis o que não é meu, nunca desejei ter o que não posso e nunca quis viver uma vida que não fosse a minha.
Monday, April 30, 2007
Haiti
Estou cheio de tantos feriados nacionais. Nosso país é um verdadeiro caos e nada funciona, mas mesmo assim agimos como se morássemos na Suíça.
Ombudsman
Critico o universo masculino por experiência própria. Sou quase um ombudsman desse universo. Será que nossa virilidade e macheza são incapazes de analisar questões mais profundamente?. De certa forma, invejo esses homens medíocres e superficiais. Ser mundano, em tempos confusos, parece ser uma tática de sobrevivência.
Homens comuns
Incrível constatar como o universo masculino é superficial e hedonista. Somos presas fáceis do prazer sexual, da sensação de poder e do sentimento de onipotência.
Parecidos
Cada vez mais acredito na máxima que a similaridade de gênios e personalidades constrói verdadeiros casais e que a oposição desses elementos só revela amantes.
Transparência
Sonhei algo estranho de novo. Andava pelado pelas ruas de SP. Talvez um sinal de que estou me expondo demais, ficando transparente demais.
Preguiça
Sou um verdadeiro bicho preguiça. Passei o dia todo de ontem na cama com meus filhos. Um dia tipicamente de inverno e de muito dolce far niente.
Tuesday, April 24, 2007
Loucura
Adoro excessos filosóficos e literários. Minha fase atual tem me proporcionado os dois em grande estilo. Entre eles, a máxima da liberdade e minha paixão pela figura de Lygia Fagundes Telles.
Notas voadoras
Sexta feira cometi uma cena digna de cinema. Durante uma reunião com um cliente que tentava me enganar num acerto de contas de honorários, não tive dúvidas e joguei o dinheiro que ele me deu em cima da mesa do restaurante e saí de lá jurando para mim mesmo que jamais trabalharia com esse traste de cliente novamente. A cena apesar de estriônica e ousada me rendeu uma satisfação imensa. Jogar dinheiro fora, apesar de ser uma maluquice sem fim é extremamente libertador.
Brigadeiro
Por falar nisso, sua festa de aniversário foi o máximo, mesmo debaixo de uma chuva torrencial no sábado.
Kibon
Hoje Freco faz 4 anos e como ele mesmo me disse, apesar da idade ainda chora. Freco acha que ficar mais velho nos impede de chorar. Freco, meu filho gênio, já sacou que chorar faz parte da vida.
Thursday, April 19, 2007
Flash Back
Nunca havia contado essa história para ninguém. Tinha me esquecido dela. Ou seja, meu passado pode estar recheado dessas histórias que estão literalmente apagadas da minha memória e da minha vida. Portanto, sejam gentis comigo e contem somente o absolutamente pitoresco.
Noivos em surto
Meu senso de normalidade sempre foi questionável, mas uma história pitoresca e ocorrida há 23 anos retoma sua força. Forjei um noivado (isso mesmo) anos atrás em uma festa. Eu e minha suposta noiva (achando a festa que estávamos um saco) decidimos causar polêmica e revelar aos convidados que estávamos noivos e que nosso secreto amor foi deles preservado por questões de privacidade. Não preciso dizer que a festa tomou outros ares depois de nossa fajuta revelação e vários champagnes foram abertos em nossa homenagem. Para convencimento dos incautos, a noite, ainda, nos rendeu muitos beijos, e óbvio, loucuras no banco traseiro de um carro qualquer. Acabo de receber o telefonema de minha ex fajuta noiva. O assunto: fotos nossas e dessa festa encontradas em sua mudança de casa.
Eu quero
Algumas revelações foram bombásticas outras nem tanto, mas a sensação que ficou é que com a conversa de ontem passamos todos (inevitavelmente) para outro patamar de intimidade. Assustador. Mas alguem tá afim de transar com o elefante do Paquistão?
Japa
Um restaurante japonês tranquilo, um clima ameno e conversas eletrizantes, ou melhor, inconfessáveis. Para quem achava (confesso relutei várias vezes em ir) que o jantar não iria render nada e que seria mais um bate papo xoxo entre ex colegas, a surpresa foi alentadora e promete render mais encontros memoráveis.
Wednesday, April 18, 2007
Dúvidas? Somente Certezas
Na verdade, eu sou o problema, o pombo da discórdia, a pedra no sapato. Talvez seja eu, o assassino de corações, um destruidor de sonhos, a própria escuridão. Eles são a luz, a bondade, a generosidade suprema. Nem sei como conseguem viver com suas culpas explícitas e suas palavras. Na verdade um ditado me vem a cabeça: "Prego que se destaca merece martelada". Será por isso que preferem ao feirante?
Madrastice
Não gosto do tom, da ironia maldosa e dos comentários ruins enviados a uma pessoa querida e que acabo de ler em um email que não me pertence. Não foi por falta de aviso, mas sou movido a paixão, não gosto de injustiças e não posso ver pessoas que amo sendo maltratadas sem qualquer pudor, sem qualquer vergonha, sem qualquer constrangimento por aquele s que deveriam justamente amá-las.
Tuesday, April 17, 2007
Delete
Disse em alguma mensagem aí embaixo que precisava desistir de algumas pessoas para garantir minha sanidade mental, física e poética. Agora decido também desistir de alguns clientes que insistem em discutir o óbvio e entender o que não se dá para entender.
Cuidados
Mudando de pato para ganso. Uma frase dita sem muita convicção ou sem muito pensar pode colocar em risco toda uma história de credibilidade ou de construção de novos projetos. Mas depois de dita o que se fazer ?
Arquitetura
Calu ou Maria Carolina é o nome dessa recém chegada vizinha e que quis conhecer nosso apartamento e mostrar o seu. Um exemplar interessante do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
Estranho
Sempre me interesso por coincidências, se é que elas existem. Mas a que me aconteceu ontem é impressionante. Durante uma reunião de trabalho com um advogada trabalhista que nunca havia encontrado em minha vida, descubro que ela é minha vizinha de prédio e nossos mundos estão separados por apenas dez metros.
Sunday, April 15, 2007
Sopa de alho
A culinária foi hoje uma aliada. Me reenergizei com uma receita antiga e poderosa, quase uma magia contra as intempéries.
Busca
Me refugio no sagrado e no divino para superar meus problemas, como um ser instintivo ou medieval. Leio e releio alguns salmos, entoo mantras, rezo e oro. Procuro no caminho uma seta que me leve a um caminho restaurador.
Explosão
Estou absolutamente em frangalhos. Meu emocional foi para a cucuia e minha paciência que já não era muita, é atualmente um produto raro.
Repetência
Meu fim de semana foi um horror. Me deparei com situações que não quis e não imaginei. Desistir de algumas pessoas e situações se faz necessário para a preservação de minha integridade física, emocional e de minha sanidade, que diga-se foi testada e reprovada com louvor nesse fim de semana.
Saturday, April 14, 2007
Cidade Assombrada
Acho que não existe nada mais bizarro do que nossa apatia contra os escalabros que assistimos diariamente nessa cidade, como a violência urbana, a poluição absurda, e nossa indiferença às questões humanas.
Mundo animal
A história de C. ( contada abaixo) e que na juventude foi namorado de uma das minhas irmãs, me faz pensar no tema da bizarrice. E penso o quão bizarros podemos nos deixar ser. Qual seria a sua bizarrice?
Priscila
O caso foi descoberto no ano passado, mas vale a pena relembrá-lo pelo pitoresco, e agora, pela desinibição assumida de um amigo. Explico: C. teve seu casamento desfeito depois de longos 10 anos e um filho, quando sua mulher descobriu um vício seu inconfessável. C. veste-se de mulher e frequenta bares do baixo centro. O escândalo da descoberta, hoje amainado pelo tempo resultou num C. mais despudorado e bizarro. Sua foto no msn o traz de biquíni de bolinhas verdes. Tudo muito estranho e absolutamente bizarro.
Thursday, April 12, 2007
To be or not to be
Aprendi, e reaprendo todos os dias, que nada é mais perturbador que o dilema da liberdade. Ser livre, ou melhor, poder escolher é um ato de coragem e de exclusão de destinos.
Insano
Marcia Tiburi pergunta: o que sobra de você quando lhe tiram seus papeis sociais?. A resposta veio rápida como um fogo que se espalha na mata: minha insanidade existencial.
Medo
Complicado imaginar na possibilidade de eternizar um amor. Nunca eternizei nenhum amor vivido ou passado, guardo-os na minha memória e na minha alma que podem falhar a qualquer momento. Fico com medo que meus amores se percam com o tempo.
Amores escritos
Inspirado numa frase de uma amiga que me segredou que para cada amor que viveu ela escreveu um conto, torço para que suas histórias de amor transmutadas em contos façam parte da eternidade e inspirem outros mais, mesmo que isso ocorra daqui a 50 anos.
Karaoke
Meu dia foi cheio de altos e baixos. Um dia tipicamente confuso. Encontros quase perdidos, reuniões quase adiadas, mas resisto a fazer parte da morosidade que assola esse país e as pessoas de uma forma geral. Tudo é sempre postergado, adiado. Sinto a preguiça no ar. Não consigo entender o por que dessa lentidão absurda. Afinal será que só eu tenho pressa de ser feliz?
Tuesday, April 10, 2007
El Criador
Sempre me perguntei qual seria a razão mágica da arte de escrever e descubro, felizmente, que uma das boas razões é transformar o cotidiano em algo sublime. O ato de escrever, inevitavelmente, aproxima o escritor de seu Criador.
Monday, April 09, 2007
Khairete
Acordei inspirado e revigorado. Gosto dessa sensação de bem estar e de poder sublime. Como se diz : Khairete
Pascuela
A Páscoa se vai e eu cumprí minha saga religiosa assistindo a vários filmes na televisão. Gosto da imagem cinematográfica da saga de Jesus, mas gosto mesmo da imagem dele atravessando os campos curando e fazendo milagres por onde passava.
Saturday, April 07, 2007
Friday, April 06, 2007
Razões
Por que precisamos justificar nossa existência através de um grande amor?. Um grande amor pode ser uma razão excepcional para abalizar toda uma existência, mas não pode ser a única razão dela.
Opção
Insisto em acreditar que a felicidade é uma opção como tantas outras. Quando se decide ser feliz ou acreditar que essa felicidade será nossa aliada, o universo adquire outras cores e formas como num passe de magia. Tentem!
Macbeth
Um amigo próximo optou pela atuação. Agora se diz ator. Penso que para ser um grande ator ou viver a possibilidade de outras vidas é preciso e essencial despir-se do óbvio e arriscar-se a colher flores na beira do abismo. Perigoso, mas necessário.
Ser.
Os ecos do renascimento e da ressurreição ecoam em minha alma. Sinto a necessidade de brindar esses novos tempos e opto pelo amor universal.
Thursday, April 05, 2007
MSN
Converso com um amigo por horas, via msn, durante uma madrugada insone. A conversa seguiu madrugada a dentro e falamos sobre o óbvio, ou melhor, falamos sobre o mundo real, cheio de enganos, vontades e complicações.
Reporter
Uma tática terrorista (ou inescrupulosa ?) tem sido muito usada por alguns jornalistas brasucas. Ao mesmo tempo que elogiam não deixam de dar pequenas e vis alfinetadas. Assim se livram de processos judiciais e se dizem injustiçados.
Força Bruta
A natureza e a sexualidade são duas forças vitais que se impõem instintivamente. Não há como negá-las. Devemos simplesmente aceitá-las.
Wednesday, April 04, 2007
Leilão LC
Mais um leilão em que me meto. A expressão é bem essa. Me enfiei num leilão com artistas plásticos e com isso meu telefone não pára. Já estamos com mais de 100 obras e 40 artistas.
Piscina de talentos
Talent pool é um termo associado para definir aqueles que tem mais chances de dar certo. São as apostas das grandes empresas. Fazer parte do talent pool de um banco ou de uma multinacional é estar muito perto de reconhecimento e de se alcançar melhores posições. E essas empresas te dizem na cara dura: Você faz parte do talent pool da empresa. A mensagem subliminar é clara: não faz burrada que você vai dar certo.
Tuesday, April 03, 2007
Tu
Prefiro viver atabalhoadamente a me submeter ao jugo da mesmice e da mediocridade que enxergo nos olhos daqueles a quem critico, e que morrem de medo da vida, de ultrapassar limites e de correr riscos. Optei pelo mistério do minuto seguinte.
Amalgama
Tenho poucos segredos, na verdade quase nenhum. Meus segredos são banais e pueris. Quisera ter um segredo guardado a 7 chaves, que pudesse mudar o rumo da história ou mudar a vida de alguém. Quisera ter um segredo que fosse fruto de um amor proibido ou pecaminoso. Meus segredos, se é que os tenho ou posso classificá-los como tal, são seus também.
Submerso
O que fazer quando a emoção ultrapassa o limite do permitido? O que fazer quando essa emoção fugaz e breve insiste em emergir?
Top Secret
Aonde você esconde seus segredos?. A frase dúbia e intrigante persiste em minha cabeça. Da camiseta para a mente, essa foi a trajetória da frase. Afinal, todos nós temos segredos indizíveis e inconfessáveis? Aonde eles estão guardados?
Gol
Ontem ao assistir os noticiários da noite vi a briga entre as torcidas de futebol do clássico de domingo. Minha conclusão (preconceituosa) é de que futebol foi feito mesmo para um povo como o nosso, especialmente para animais.
Dia D
Santos do dia. Enchi a caixa eletrônica de amigos e parentes com fotos e mensagens dos santos dos dias de seus aniversários. Nada como uma proteção extra.
Uggly people
Uma definição bastante interessante sobre filmes pornográficos: Gente feia fazendo sexo feio.
Monday, April 02, 2007
Marisa
Madame Marie Rucki chamou os fashionistas brasileiros de narcisistas e sem estilo. A hecatombe dita pela maga da moda, ainda repercute no mundo fashion. Uns, dizem que Madame Rucki está abilolada, outros, que tudo nela é permitido. Mas o constrangimento foi geral. Estilistas exibidos e patricinhas endinheradas tiveram que perambular pela 25 de março (o que sempre fizeram e se negavam a contar) e se renderam a juta e a chita brasileiras. Mas M. Rucki foi mais longe e esnobou as lojas da Oscar Freire e disse que as peças dos estilistas sediadas na tão famosa rua são ótimas para novos ricos e acabou comprando um vestido na loja de departamentos da Marisa.
Re-pensar
Minha tia me disse hoje que ao reler algumas de minhas mensagens nesse blog, constatou que não sei arcar com o ônus de ser bem preparado. Disse-me que esse ônus deve conter também qualidades que tenho que me exercitar para aprimorar ou para tê-las. Entre elas: tolerância, paciência, humildade e generosidade. Como ela é uma mestra para mim e sempre me pareceu extremamente sensata, vou repensar minha história e a mim mesmo.
Sunday, April 01, 2007
Talião
Para quem quiser me entender um pouco mais, aí vai um ditado popular que traduz um pouco da minha personalidade. Ditado: Aos amigos, tudo. Aos inimigos, a Lei.
Acorda Filhão
Infelizmente, devo admitir que sou um cara cheio de pré conceitos, mas tento (e a duras penas) me livrar deles, mas não consigo. Para me proteger, ou melhor, para não ter que fazer meu ouvido de pinico público, falo coisas socialmente que causam grande impacto (e que não precisariam ser ditas) com o simples intuito de que meu interlocutor me ache um chato e me odeie de imediato, para desespero e angústia de Feca. Essa minha extrema objetividade acaba jogando longe algumas pessoas do nosso convívio social, mas o que fazer se não tenho paciência para papinho clichê e gente inculta?
Water
Como minha maratona gastronomica ia ser pesada, não relaxei. Nadei uma hora no sábado e um pouco mais no domingo. Tudo dói , mas estou com minha consciência em paz.
Ebony
Fernanda, minha mulher, é um enigma. Explico: Ela pode ser qualquer tipo de mulher e seus figurinos vão desde a clássica executiva à mais despojada mulher contemporânea. Por isso, Feca acaba sendo sempre motivo de olhares e (alguns) elogios. Feca estava especialmente bonita na festa de sábado. Seu figurino?. Uma deusa grega de vestido curto, negro e plissado.
Jasmins
Decidimos dar de presente a um parente próximo um presente inusitado. Decidimos lhe dar um jardim. Isso mesmo, um jardim realizado por nós. O apto apesar de pequeno tem muito potencial e é contornado por uma varanda que passa por todos os cômodos, das salas até os quartos. Mas esse espaço tava caidaço. Eu e Fe, mais que depressa pedimos carta branca ao dono da casa para ajeitarmos seu espaço precioso. E o ok dele, obviamente, nos foi dado.
Gossips
Festas sexta, sábado e domingo. Ou melhor, jantares e encontros indizíveis. Feca e eu, por mais incrível que possa parecer (estávamos numa fase reclusa) fomos a quase todos. Uma maratona de gastronomia, flashes e muita fofoca.
Subscribe to:
Posts (Atom)